segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Segundo mês: sorriso encantador

Dizem que os bebês começam a sorrir quando estão com dois meses para dar um ânimo aos pais que estão cansados e ainda não se acostumaram muito bem com a mudança na rotina. Pois, isso deve ser verdade. Ver minha filha sorrindo é algo que não tem preço. Ela acorda de bom humor e começa o dia gargalhando, aí não tem como começar o dia triste.
A primeira vez que ela deu uma gargalhada com som foi muito lindo de ver!



Nessa fase ela já está bem mais firme, o crescimento tem sido super rápido, em um mês ela engordou mais de um quilo e cresceu seis centímetros. Ela fica balbuciando algumas sílabas e presta muita atenção nas pessoas.
Há várias semanas Karolina descobriu as mãozinhas, ela passa vários minutos do dia olhando as mãos... coloca na boca, chupa os dedos...
Compramos para ela um mordedor bem macio e ela adorou. Percebemos que ela gostava muito de morder ao limpar a boquinha dela. Logo, logo começará a coceira por causa dos dentinhos e, então, ela já estará bem acostumada com o mordedor!


.

domingo, 25 de novembro de 2012

Primeiro mês: cadê o manual?

Logo que o bebê chega em casa é uma alegria imensa. Mas, também, é um momento de transição enorme. As primeiras semanas são exaustivas. O bebê chora e você tem que adivinhar o que ele tem. Começa aí o momento da dedução. Primeiro se deduz que o choro é fome, mamou e continua chorando é porque tá suja, trocou a fralda e não parou é cólica... e assim vai...
Um dia Karolina chorava sem parar. Coloquei ela pra mamar, troquei a fralda, fiz massagem pra cólica e nada adiantava. O que era? calor! Quando tirei a roupinha dela só faltou ela fazer ufa!!!
Cada dia é diferente. Tinham noites que ela dormia e a gente precisava acorda-la para mamar, outras ela acordava a cada instante. Ah! e como ela se assusta, com tudo...
Aos poucos a gente foi aprendendo a identificar os choros, as vezes, ela ainda me "engana" mas na maioria da pra saber o que ela quer pelo chorinho dela.
Dormir uma noite inteira nunca mais... Mas descobri que estabelecer uma rotina de horários era importante pra poder viver e sobreviver. Meu marido chegou a comprar um livro "A Encantadora de bebês" que por sinal é muito bom, nele explica como estabelecer uma rotina.
A Karolina quando as avós estavam aqui não tinha hora pra nada, quando ficamos sozinhas comecei a estabelecer horários  principalmente, para dormir. Pois, tinha noites que ela só se entrega a meia noite, uma hora da manhã, assim não tava dando...
Comecei a colocar ela pra dormir depois das nove. Ia com ela para o quarto, com mais silêncio e menos luz. Na primeira noite ela dormiu as onze e meia, na segunda noite as onze. Hoje ela dorme entre nove e meia e dez horas, dependendo de quanto estimulada ela está, as vezes, atrasa um pouquinho. E durante a noite acorda duas vezes.
Outra coisa é o banho, aprendi na maternidade um truque ótimo. Na hora de lavar o corpo é bom enrolar o corpinho num paninho e daí colocar o bebê na água, assim ela não chora. Hoje ela já se acostumou com o banho e chora quando a gente tira ela da banheira, mas a ideia é super boa e dá certo.

Karolina com 1 mês de vida

Sem manual o jeito é ir aprendendo na prática. Uma delícia de aprendizado!

sábado, 6 de outubro de 2012

Só alegria...

Primeira noite, ainda no hospital, foi um pouco complicada. Pais de primeira viagem temem tudo. Dormimos pouco, pois a cada gemido estavamos de olho nela, a cada choro tentavamos descobrir o que era. Um novo mundo que começamos a descobrir...

 No bercinho da maternidade... tirando uma soneca...
 Preguiça...
 Presente dos colegas da Band SC...
 Lembrancinhas para as visitas... pirulitos de toalhinha...
No bebê conforto, indo para casa...

O grande dia...

Inexplicável... o dia do nascimento da Karolina foi único.
É difícil descrever, com palavras, a emoção desse momento.
Nossa pequena princesa nasceu no dia 02 de outubro, às 8h38min, com 3.645g e 47cm
O parto teve que ser uma cesariana porque ela tava bem sentadinha.

 Última foto com o barrigão...
 No quarto esperando para ir para a sala de parto...
Momentos antes do nascimento...
 Nasceu a Karolina...
 Coisa mais linda do mundo...
 Tomando um banho...
 Primeiro colo da mamãe...
 Primeiro colo do papai...
 Linda demais... meus amores...
Já no quarto... 



sábado, 15 de setembro de 2012

Reta final...

Chegamos no oitavo mês. Estamos entrando na 38ª semana de gestação. O que significa, teoricamente, que daqui duas semanas Karolina virá ao mundo. Neste último ultrassom nossa menina está com 45cm e mais de 2kg600.
A bonitona está sentada e por isso, talvez, teremos que optar por uma cesária.
Essas últimas semanas estão sendo mais complicadas. Os pés incham nos dias mais quentes, as costas doem bastante e dormir não é uma tarefa fácil.
Mas o amor por essa menina já é tão grande que tudo compensa.
Uma expectativa que é cada vez maior....

sábado, 1 de setembro de 2012

À espera de Karolina...



Hoje a Karolina ganhou um lindo presente. Um dos melhores escritores que conheço fez para ela um texto emocionante. Jaime Ambrósio, meu colega, amigo e jornalista (extremamente competente) meu fez chorar com suas palavras. Ele que toda semana publica suas crônicas no site da Band SC neste dia primeiro de setembro publicou nas primeiras páginas do livro da vida de Karolina uma recordação eterna.
Obrigada Jaime!!!


Karolina


Karolina vem aí, a gauchinha.
Não, nem tanto mar, nem tanto pampa,
mais é o amar, que não tem divisa nem território.
Mesmo que a mãe tenha brotado em Passo Fundo, nativo mundo,
e o pai por aquelas estâncias próximas,
a guria vai desabrochar manezinha da Ilha, Ilha de Santa Catarina, uma rima para Karolina.
É linda, sem ter chegado ainda, moreninha, sapeca, carregada de cabelos escuros, puros,
pequena prenda, prendinha da praia, que prende e cativa.
De longe, e de muito perto, útero-eterno,
a principal manchete para a jornalista que lida com toda notícia, lida diária.
Repórter tornada mãe de primeira viagem, primeira imagem, foco central.
E então poderá ela gravar, escrever, imprimir  a boa nova com as lágrimas do novo olhar: 
“Extra! Extra! Karolina chegou!”
Primeiro para si e para os seus,
depois para os outros, Amanda, Fernanda, Suelen, Cibelly, Pati, Paula, Maria, Maurício, Luciane...
E para o mundo todo, riograndense, catarina...
Karina, eis a Karolina, autorizada por Deus, pronta para a  vida.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Decoração...

Aos poucos o quartinho da Karolina está ganhando cor. Essa semana chegou o kit berço. Depois de muita procura resolvi encomendar da internet. Achei um modelo que gostei muito no site www.elo7.com.br, mas ele era para menino. Conversei com a vendedora e ela topou confeccioná-lo em tons femininos.
Confesso que fiquei morrendo de medo de negociar pela internet, pois não sabia qual seria o tecido usado, se iria ficar bom, se caberia no berço, enfim.... Mas, me encantei pelo modelo e resolvi arriscar. Foram 30 dias de espera que valeram a pena. Adorei o resultado. O kit acabou sendo feito pela loja Le Petit Petá de Belo Horizonte...




30 semanas...

Nossa menina está crescendo cada dia mais. É impressionante como ela aumento de peso desde o último ultrassom. Agora com 30 semanas o normal é o bebê ter entre 37 e 42 centímetros. A Karolina está com 38cm. O peso estimado fica entre 1kg 289 gramas e 1kg 889 gramas. Nossa menina está com 1kg 517 gramas. Segundo a médica a tendência é que ela aumente 200 gramas por semana a partir de agora.
Nesse ultrassom é observado se o bebê tá recebendo sangue de forma normal através do cordão umbilical. O coração, também, é observado com detalhes. Com a Karolina está tudo bem. Nesse momento ela está sentada, está com o cabelo arrepiado e tem umas bochechinhas bem redondas.... 


terça-feira, 10 de julho de 2012

Leitura...

E a cada dia cresce mais a ansiedade. Estamos na expectativa para ver o rostinho da nossa princesa. E pais de primeira viagem são engraçados. Se o bebê não se mexe a gente se preocupa, se mexe muito a gente se preocupa também. O bom é ler e se informar. Ganhei do pessoal lá da tv um livro bem bacana, escrito por um pediatra aqui de Floripa. O livro traz muitas dicas e informações, vale a pena dar uma conferida!!!


Preparativos...

Nesse terceiro trimestre os preparativos para a chegada da Karolina estão a mil.
O quartinho da nossa menina está quase pronto. Os móveis já chegaram, agora, faltam os adereço para a decoração.




No guarda-roupa já estão as roupinhas, entre elas o vestido que eu usei no meu batizado. Minha mãe guardou todos esses anos com muito carinho e agora será a vez da Karolina usá-lo.





segunda-feira, 25 de junho de 2012

Trabalho e maternidade...


Na gravidez a gente fica cansada em dobro. Agora, com seis meses, já sinto o peso da barriga. No fim do dia as pernas estão pedindo repouso. O negócio é chegar em casa e esticá-las para relaxar.
Mas mesmo assim não dá pra deixar de trabalhar.
Neste final de semana estive em Nova Trento fazendo uma reportagem sobre o Museu de Cultura Italiana. Caminhei tanto.... Mas foi bem bacana. O lugar lembrou muito meus avós maternos. Acho que mais da metade dos objetos que tem no museu ainda tem lá na casa dos meus avós!!!!!
E para não aparecer muito a barriga sempre peço para o cinegrafista fazer um enquadramento mais fechado. Mas, dessa vez não teve jeito. A Karolina, também, apareceu na tv.
Aí está a prova.... a amiga e colega Patrícia Pozzo foi quem fez essa foto.
Adorei!!!!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Karolina está chegando....


Nossa pequena princesa já está com 440 gramas e 26cm. No ultrassom morfológico, feito com cinco meses, foram medidos todos os órgãos do corpo. Graças a Deus ela está se desenvolvendo super bem.
Depois que saimos do exame decidimos o nome. Será Karolina! A procura do siginificado encontrei que Karolina é uma pessoa charmosa, amavel, expressiva, muito criativa e um tanto curiosa.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Interessante...

Achei um site na internet onde é possível se cadastrar e receber boletins semanais sobre como está o desenvolvimento do bebê e como está a mãe.
Eles mandam conforme a semana de gestação. Com isso, muita coisa acaba batendo certinho.
O endereço é o http://brasil.babycenter.com
Vale a pena conferir!!!

Eu estou entrando na 18ª semana...
Olha só o que o meu boletim semanal disse:
"A movimentação do bebê pode parecer tímida, mas lá dentro da barriga estão rolando muitos chutes, flexão das perninhas, vira-vira de um lado para o outro e até dedo na boca. Mesmo se você ainda não sentiu nada, não se preocupe, pois vai sentir nas próximas semanas. O bebê já consegue ouvir as batidas do seu coração..."
"Nesta semana, o começo oficial do seu quinto mês de gestação, o bebê pode ter chegado a 15 centímetros de comprimento se medido do alto da cabeça até o bumbum, e já é capaz de sentir e ouvir. Claro que agora tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, vai identificar também barulhos fora do útero e a sua voz. Se você estiver esperando uma menina, o útero e as trompas já estão formados; se for um menino, os genitais já são visíveis, mesmo que insistam em se esconder justamente durante os ultrassons."


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dicas de leitura...

Recebi a indicação de dois sites super interessantes para mamães e papais de primeira viagem.
Vale a pena dar uma conferida....
Lá tem sempre dicas e informações sobre cursos para gestantes!

http://www.gestamaes.com.br
http://www.apoiomaterno.blogspot.com.br

terça-feira, 17 de abril de 2012

Melhor presente...


O melhor presente desse aniversário está vindo por aí. Minha princesa é, com certeza, a melhor coisa que ganhei...
No ano passado, exatamente dia 17 de abril, foi quando decidimos que iriamos ter um bebê. Nossos planos foram antecipados em um ano. Isso porque minha sogra nesse dia estava na UTI do Hospital. Depois de visitarmos ela tomamos a decisão. Não imaginavamos que nosso baby viria tão depressa. Foram apenas nove meses de espera. Achei que demoraria mais, pois sempre tive ovário policistíco. Aos 15 anos operei um cisto hemorrágico no ovário e naquela época a médica me alertou que eu poderia ter dificuldades para engravidar. Mas, não houve dificuldade alguma. Foi tudo muito tranquilo.... E agora nossa menininha está a caminho para encher nossas vidas com mais alegria e felicidade. É a coroação de um amor que já dura 12 anos!!!

Previnir nunca é demais...

Me preocupo muito com as estrias. Por isso, desde que soube que estava grávida fui logo comprar cremes e oléos. Por indicação da minha mãe fui no mercado e comprei um oléo Johnson's. Afinal, minha mãe é um exemplo. Ela teve três filhas e hoje tem um "corpitcho" com tudo em cima e sem estrias!!!! O oléo custa cerca de 20 reais, não é muito perfumado (o que é ótimo) e é super hidratante...


Comprei, também, o creme de prevenção de estrias da Natura. A linha Mamãe e Bebê é ótima. Minha médica disse que todos os produtos são super aprovados e podem ser usados sem problema algum. Não lembro bem o preço, mas sei que não é baratinho. Mas, vale a pena. Ele espalha fácil e é de rápida absorção.


Outra coisa que estou usando da linha Mamãe e Bebê é um perfume que ganhei da minha irmã. Como tive e ainda estou tendo enjoos não posso sentir cheiros fortes. Tive que trocar o desodorante e abandonei meu perfume. Meu marido, também, teve que entrar nessa porque eu nem podia chegar perto dele. A água de colônia e feita especificamente para gestante, tem um cheirinho gostoso e agradável, adorei!!!


domingo, 15 de abril de 2012

Ultrassom...

No ultrassom da décima terceira semana, nosso bebê media 11cm. O exame nessa fase é importante para averiguar se há alguma doença como sindrome de down e anencefália. Observando caracteristicas como a presença do osso nasal, a formação perfeita do cérebro, a coluna, os membros inferiores e superiores e as artérias do coração é possível ver que nossa filhinha está se desenvolvendo bem saudável. E isso é o mais importante...


Presentes do papai...

Papai foi viajar para Joinville e voltou de lá com alguns presentes. Na mala, vieram um paninho, uma toalha, um patinho de borracha, uma saboneteira de elefante, um limpador de mamadeira e um pijama escrito "Sou da Mamãe". Esse veio por acaso, pois ele pediu pra vendendora um escrito "Sou do Papai"e ela se confundiu e colocou no pacote o da mamãe hehehehehehe....

É uma menina...

No ultrassom da décima terceira semana a médica nos deu 90% de chances de ser uma menina. Mas, tivemos que esperar dez dias para repetir o exame e tentar ver se realmente era. Agora, no último ultrassom (já com quinze semanas) deu pra ver 100%. É mesmo uma menininha....
Nossa princesa está a caminho...
Esperamos que venha com muita saúde...

Essa correntinha, com pingente de menina foi presente do papai Marco. É linda! Adorei!!!

Presentes...

A viagem de Páscoa para o Rio Grande do Sul rendeu muitos presentes para o bebê. Voltamos de lá com muitas coisas lindas...

Vovó Maria. tia Angela e tio Bernando deram pijaminhas, cobertor, lençol, paninhos de boca e um tip-top...

Vovó Maria, também, tricotou algumas roupinhas...

E essas roupinhas eram do papai Marco... A vovó Maria guardou todos esses anos um jogo de lençol, uma manta e um tip-top com luvas. Eles são lindos e estão super conservados...

Casaquinho verde com orelhinhas foi presente da prima Rosalia e do priminho Henrique. Coisa fofa...


A titia Marina e o titio Rafael presentearam com um pijaminha amarelo, uma calça, paninhos de boca, um kit de meias e um tip-top. Tudo muito lindo...


Esse cobertor quentinho e muito lindo foi presente da vovó Justina. Junto ela deu uma toalhinha bordada com fitas, essa estava guardada para o primeiro netinho(a)....


Agradecemos todos os presentes. São maravilhosos! O enxoval já está bem grandinho...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ai que sono....

Nessas primeiras semanas de gravidez o sono é incontrolável... Principalmente no final do dia quando chego em casa. O corpo relaxa e aí bate o aquela vontade de dormir. Fui pesquisar sobre isso e descobri que não sou a única gestante que sofre com isso, na verdade, esse sono todo é bem comum.

A gravidez sobrecarrega todo o seu corpo, daí o cansaço. O sintoma de que as mulheres mais se lembram do começo da gravidez é a constante sensação de exaustão. Até quem costuma ficar acordada até tarde de repente se vê tendo de fazer força para manter os olhos abertos diante do programa preferido na TV, à noite, ou mesmo no cinema.

Ao longo de toda a gestação, mas principalmente no primeiro trimestre, seu corpo trabalha duro. Você está fabricando a importantíssima placenta, o sistema que sustentará o seu filho. Esse processo só será concluído no final do primeiro trimestre.

Seus níveis hormonais e seu metabolismo estão mudando rápido, e ao mesmo tempo as taxas de açúcar no sangue e a pressão tendem a cair. Tudo isso contribui para a sensação de cansaço.


Quanto tempo o cansaço e o sono vão durar?

Cada pessoa é diferente, mas nas grávidas o cansaço costuma ser maior no primeiro trimestre e no começo do segundo trimestre. O bom é que lá pela metade do segundo trimestre você deve sentir uma injeção de energia, suficiente para durar até o terceiro trimestre. É o momento ideal para aproveitar a gravidez e tomar conta de todos os preparativos para a chegada do bebê. Depois do sétimo mês, seu nível de energia deve começar a cair novamente.


O que posso fazer?

• Ouça o que seu corpo está pedindo. Tente tirar sonecas sempre que puder, e faça de tudo para ir para a cama cedo. No trabalho, fechar os olhos por alguns minutos já faz diferença -- se você tiver a sorte de ter algum lugar onde possa descansar um pouco, aproveite. Algumas grávidas apelam até para um descanso rápido dentro do carro, se ele estiver num estacionamento seguro, ou para um descanso instantâneo de cinco minutos no banheiro mesmo.

• Tente adaptar seu cotidiano. Veja se existe a possibilidade de mudar seu horário para escapar do trânsito mais pesado ou do calor. Se já tem filhos, aceite ajuda de outras pessoas para tomar conta deles, para que você possa descansar um pouco e dormir.

• Tome cuidado com a alimentação. Você vai precisar de cerca de 300 calorias extras por dia -- e não estamos falando de chocolate. Uma dieta saudável, composta de legumes, verduras, frutas, grãos integrais, leite desnatado e carnes magras vai lhe dar a energia de que você tanto precisa; comidas gordurosas e doces demais, por outro lado, acabam sabotando sua disposição.

• Aguente firme e tenha paciência. Logo você estará no segundo trimestre e voltará a ter energia. A maioria das mulheres acha o período entre o quarto e o sétimo mês o melhor de toda a gravidez, em que se sentem ótimas. Não se esqueça de que fabricar um bebê é um trabalho e tanto, portanto, se achar que precisa dormir, faça de tudo para arranjar tempo e fechar os olhos, nem que só por alguns minutos.

http://brasil.babycenter.com


sexta-feira, 9 de março de 2012

Escolhendo time do coração



Já nos primeiros presentes dá para perceber que a torcida do timão está aumentando... Tip-top, paninho e até a chupeta são do Inter, sem falar no sapatinho, que apesar de não ser do Inter é vermelho...
Bebê de sorte hein!

Primeiro ultrassom




Esse vídeo é apenas um pequeno resumo da emoção que foi o primeiro ultrasom...
Bebezinho com 8 semanas e 6 dias, com 2,3cm e batimento cardiaco 174pm.

terça-feira, 6 de março de 2012

Primeiro presentinho

Nosso bebezinho já ganhou vários presentes. Mas o primeiro foi dado pelos colegas de trabalho do papai. Um lindo sapatinho vermelho para ser usado na saída da maternidade.
Vermelho significa sorte e saúde ao bebê!


A descoberta

Foram os enjoos constantes que me fizeram perceber que algo estava estranho. Primeiro o teste de farmácia para  confirmar a suspeita, POSITIVO!!. Depois o exame de sangue mostrou que o nosso primeiro bebê estava a caminho.
Agora é só felicidade.
Mas, ao mesmo tempo que surge a alegria, surgem as dúvidas e a insegurança.
Por isso, resolvi escrever.
Incentivada pelo marido, aqui está esse blog para compartilhar com a família que está longe, com os amigos, com outras mães e pais de primeira viagem essa experiência.

Teste da farmácia confirmou a gravidez