Um dia Karolina chorava sem parar. Coloquei ela pra mamar, troquei a fralda, fiz massagem pra cólica e nada adiantava. O que era? calor! Quando tirei a roupinha dela só faltou ela fazer ufa!!!
Cada dia é diferente. Tinham noites que ela dormia e a gente precisava acorda-la para mamar, outras ela acordava a cada instante. Ah! e como ela se assusta, com tudo...
Aos poucos a gente foi aprendendo a identificar os choros, as vezes, ela ainda me "engana" mas na maioria da pra saber o que ela quer pelo chorinho dela.
Dormir uma noite inteira nunca mais... Mas descobri que estabelecer uma rotina de horários era importante pra poder viver e sobreviver. Meu marido chegou a comprar um livro "A Encantadora de bebês" que por sinal é muito bom, nele explica como estabelecer uma rotina.
A Karolina quando as avós estavam aqui não tinha hora pra nada, quando ficamos sozinhas comecei a estabelecer horários principalmente, para dormir. Pois, tinha noites que ela só se entrega a meia noite, uma hora da manhã, assim não tava dando...
Comecei a colocar ela pra dormir depois das nove. Ia com ela para o quarto, com mais silêncio e menos luz. Na primeira noite ela dormiu as onze e meia, na segunda noite as onze. Hoje ela dorme entre nove e meia e dez horas, dependendo de quanto estimulada ela está, as vezes, atrasa um pouquinho. E durante a noite acorda duas vezes.
Outra coisa é o banho, aprendi na maternidade um truque ótimo. Na hora de lavar o corpo é bom enrolar o corpinho num paninho e daí colocar o bebê na água, assim ela não chora. Hoje ela já se acostumou com o banho e chora quando a gente tira ela da banheira, mas a ideia é super boa e dá certo.
Karolina com 1 mês de vida
Sem manual o jeito é ir aprendendo na prática. Uma delícia de aprendizado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário